Tuesday, June 13, 2006

A Metamorfose...



Mais cedo ou mais tarde, ela vai acontecer! Parece que tudo fica diferente! Nós enxergamos o mundo com outros olhos. Os meninos deixam de ser nossos rivais e inimigos e passam a ser motivo de ansiedade, preocupação, motivação para estarmos mais bonitas e mais atraentes também. Infelizmente, não tenho domínio do assunto e nem de todas as causas que fazem com que a gente se sinta assim e saia do estágio: meninas e passe ao estágio: mulher.

Mas, pelo menos pra mim, a principal mudança, além dos meninos, foi ver que era difícil formar a minha identidade e personalidade. Decidir se eu seria a garota popular da escola (como se de mim dependesse, ainda mais de óculos) ou se seria a "crânio"; Decidir se me comportaria como as demais meninas com suas sainhas curtas, umbigos de fora, batom, brinco ou se seria um "molequinho" de calça jeans e uma simples camiseta branca e apaixonada por futebol; se seria uma formadora de opinião, intelectual, líder de movimentos sindicais e contra-corrupção (só não participei de passeatas e greves porque minha mãe me dizia: "Filha, isso é perigoso!".. já meu pai: "Pára, isso é coisa de socialista!"); ou se seria uma dona-de-casa, cuidando do lar, dos filhos e do maridão. Pois é, por aí já dá pra ter uma idéia de quem eu tendia a ser, não é?!
Aos 12,13 anos, a mulher que queria ser era: a "crânio" da escola, meio-moleque e uma "Heloísa Helena" da vida. O que para alguns pode ser muito bom ou muito ruim.

Até que Deus me encontrou e sua palavra me alumiou os olhos!

E ao longo dos anos Deus vem me ensinando o que é de fato valoroso e muito mais: o que é ser mulher de verdade. Em Provérbios capítulo 31, Salomão fala da mulher virtuosa. Talvez alguns não saibam, mas Salomão foi um homem que, insanamente, teve muitas mulheres. Em Provérbios ele instrui seu filho em relação às coisas da vida (dinheiro, bens,trabalho, amizade,etc) e fala, é claro, das mulheres. Ele, como bom conhecedor do assunto, orienta seu filho a fugir da mulher adúltera, dos encantos e seduções da mulher loucura, fala da mulher insensata que com suas mãos destrói o seu próprio lar; e termina falando e estimulando seu filho a ter ao seu lado a mulher virtuosa. O texto começa com a seguinte frase: "Mulher Virtuosa, quem a achará?!" Parece que ele mesmo não a encontrou, não é?!

Pois bem, como falávamos, Salomão exorta o seu filho a buscar uma mulher cheia de virtude, pois ela é mais valiosa do que muitas jóias. E quais as características dessa mulher?! O que será que fez com que meus valores, aparentemente não ruins, mudassem tanto?!

Se você conseguir controlar sua curiosidade, em breve estarão postadas, as qualidades da mulher virtuosa. Em breve você vai saber o que Ele quer de nós!

Enquanto isso, pense:

- Se você é menina, que mulher você quer ser quando crescer?
- Se você é mulher, que mulher você é?

Espero te encontar de novo! Vai ser muito bom o nosso papo!!

Que Deus nos abençoe.

1 comment:

Suenia Almeida said...

É isso aí, menina! Gostei da iniciativa e espero que Deus a cada dia te prepare mais e mais para viver a plenitude do que é ser mulher.
Só passei a ter a dimnesão do que é isso depois que me tornei esposa e mãe. Vi que agora ao invés de contar com alguém tinha outros que contavam comigo, dependiam de mim, e só com a força e sabedoria de Deus tenho conseguido desempenhar meu papel. Que Deus te abençoe, Adele, e que a gente possa trocar figurinhas sobre o assunto sempre que der... Ah e não esquece de passar no meu blog de vez em quando!
suenia.blogspot.com
BJus